Você deve estar se perguntando: o que Matrix Resurrections tem a ver com hacking? Tem tudo a ver caro(a) padawan e Jedi.

Não venho aqui para passar pano para o filme. Eu particularmente gostei dele, mesmo que muitos tenham achado o pior filme da história…

AVISO DE SPOILERS:

ESTE TEXTO CONTÉM POSSÍVEIS SPOILERS DE MATRIX RESURRECTIONS. CASO NÃO SE IMPORTE OU ESTEJA CURIOSO, PROSSIGA COM A LEITURA. CASO CONTRÁRIO, ASSISTA O FILME ANTES E DEPOIS VOLTE AO POST.

Vários conceitos mostrados no filme foram chupinhados do hacking, das redes e da tecnologia em geral. Veja alguns exemplos:

  • um colega de trabalho de Neo (ou Thomas Anderson) na simulação é responsável por ficar monitorando-o. Diversas ferramentas de segurança realizam o monitoramento de possíveis anomalias e executam alguma ação caso algo fora do padrão ocorra;
  • O Analista de Thomas Anderson, vivido pelo ator Neil Patrick Harris é o criador da simulação desta nova versão de Matrix, mais precisamente um novo Arquiteto. Ele frequentemente receita pílulas azuis à Thomas, com o objetivo de mantê-lo preso à simulação, para que ele não acorde e assim veja a verdade. Qual a relação disso com Hacking? Pois bem, um hacker (não ético) quando consegue invadir um sistema e o tem sob controle, e quando não quer que a vítima perceba que foi comprometida, ele apaga os vestígios de sua presença, mas mantém uma backdoor, uma porta dos fundos para que possa sempre acessar o sistema, saber o que estão fazendo, que decisões estão tomando, etc;
  • A simulação Matrix por si só é um exemplo de um grande sistema operacional, com diversos softwares executando as mais variadas funções. Veja que loucura: O mundo real, ou seja, o mundo das máquinas onde estão localizados os casulos pode ser o que chamamos de hardware. Matrix pode ser um sistema operacional base que roda em cima deste hardware, onde neste SO rodam diversos programas e sistemas operacionais virtualizados, criando assim diversas camadas de programas dentro da Matrix.


MAS Vamos nos ater a duas palavras que apareceram algumas vezes em Matrix Resurrections:

Modal

Mas o que é esse tal de modal que tanto falam?

Modal é um tipo de Sandbox, um ambiente de teste, ou seja, um local seguro onde códigos podem ser executados sem afetar o ambiente de produção ou o ambiente principal (a Matrix, por exemplo). Um sandbox replica boa parte do ambiente de produção para poder testar programas com precisão.

Como alguns usuários do Reddit apontaram, o Modal se tornou uma condição inicial da Matrix. É um tipo de mecanismo de jogo que usa um código mais antigo da Matrix, e Bugs (personagem vivida pela atriz Jessica Henwick) foi hackeada para libertar Morpheus depois que o programa (Morpheus) se tornou consciente. Mas libertar Morpheus dentro do Modal não apenas o libertou na Matrix, mas também permitiu que ele ganhasse autonomia total e acesso ao mundo real.

Um usuário do Reddit escreveu: “No início do filme, Bugs hackeou uma Matrix dentro da Matrix. Acho que isso foi um aceno para todas as teorias de fãs de uma Matrix dentro de uma Matrix que surgiu entre o segundo e o terceiro filme”.

O Modal e o que está acontecendo com Morpheus/Agente Smith

No início do filme, Bugs e Sequoia (Toby Onwumere) estão na verdade assistindo a uma luta falsa de Trinity contra uma equipe da Swat e agentes de dentro de uma simulação dentro de outra simulação chamada “Modal”. No filme, Bugs explica que Modal é uma simulação projetada para evoluir programas.

Bugs (Jessica Henwick) e Sequoia (Toby Onwumere) | Créditos da imagem: https://www.denofgeek.com/movies/the-matrix-resurrections-meet-jessica-henwicks-bugs/

Neste caso, o Modal foi criado pelo próprio Neo, que pensa que está apenas rodando um teste em seu jogo chamado “Binary”. Mas, inconscientemente, está tentando desencadear os eventos que levaram Morpheus original (Laurence Fishburne) e Trinity a encontrá-lo e acordá-lo no primeiro Matrix.

Créditos da imagem: https://www.cbr.com/the-matrix-resurrections-online-female-neo-canon/

O programa que está sendo desenvolvido neste Modal em particular é uma nova versão de Morpheus (Yahya Abdul-Mateen II), que começa como um misto de Agente Smith e Morpheus, as duas forças opostas que levaram Neo a ser quem ele precisava ser no filme de 1999. O novo Morpheus descreve a experiência de ser duas pessoas ao mesmo tempo como “um pouco mais que algo louco”. Felizmente, Bugs o ajuda a acordar e aprender o seu verdadeiro propósito: ele deve encontrar Neo.

Bots

Quando você saiu do cinema, provavelmente ficou pensando que Neo, Trinity, Morpheus e Bugs mataram um monte de gente no ato final do filme. Fique tranquilo(a), eles não mandaram dessa pra melhor humanos ligados à simulação. Eles mataram bots (ou robôs), programas projetados para replicar o comportamento humano, mas que podem ser controlados pelo Analista quando necessário, como quando ele os faz pular de janelas de prédios em uma tentativa de impedir que Neo e Trinity alcançassem o seu objetivo.

Um Bot sendo ativado em Matrix Resurrections | Créditos da imagem: https://screenrant.com/matrix-4-resurrections-trailer-breakdown-story-characters-easter-eggs/

Os bots são referências aos videogames no filme. Mais comumente associados a jogos multiplayer, os bots costumam ser usados como substitutos para usuários humanos quando não existem jogadores suficientes em um jogo online.

Bots também podem ser usados para automatizar tarefas cotidianas, como varrer a Internet em busca de determinadas informações, etc. Trazendo para a realidade brasileira, os bots podem ser usados para realizar comentários aleatórios em videos e posts na Internet, como forma de engajar aquele canal ou site, ou ainda, com o objetivo de “assassinar” reputações.

Assim como o primeiro filme, uma das mensagens que Matrix Resurrections nos deixa é: “A maioria das pessoas não está pronta para se desplugar, e muitas estão tão habituadas, tão irremediavelmente dependentes do sistema, que lutarão para protegê-lo“. Confira no trecho abaixo, retirado do primeiro Matrix:

Matrix e o Sistema

Espero que tenha gostado post. Fique a vontade para comentar, criticar, etc. O espaço é seu!

Valeuuuuu!

Referências:

https://www.postapocalypticmedia.com/what-does-modal-mean-matrix-resurrections/

https://www.denofgeek.com/movies/the-matrix-resurrections-ending-spoilers/

Créditos da imagem usada na capa do post:

https://cinepop.com.br/critica-matrix-resurrections-mais-papo-menos-acao-e-nova-abordagem-o-que-e-otimo-325874/

O que achou?

Animado
0
Feliz
0
Amei
9
Não tenho certeza
0
Bobo
0
RMJ
Adoro letras verdes sob um fundo preto...